
Sobre mim

Conteúdos
Alimentação saudável
Receitas
Sugestões saudáveis
Eventos



Sobre mim
Chamo-me Bruno Silva e tenho 34 anos.
Licenciei-me no curso de Dietética, em 2008, na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa e estou inscrito na Ordem dos Nutricionista com número de Cédula Profissional 0147N.
Vivo na Ilha de São Jorge (Açores) e exerço a minha profissão na Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge.
São Jorge é uma ilha de paisagens fantásticas, de pessoas acolhedoras, com muitas festividades e com imenso potencial turístico. É conhecida pelas suas fajãs, ameijoas (espécie que só prolifera na lagoa da Fajã de Santo Cristo), lapas, queijo, atum, seus doces tradicionais (ex. a "espécie", a rosquilha de água ardente, o bolo de véspera, os suspiros) e festas populares.
Contudo, a qualidade nutricional da alimentação das pessoas locais precisa melhorar. O consumo de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar, tais como leite e queijos gordos, manteiga, carnes vermelhas e enchidos, caldos concentrados, fritos, sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas continua a ser frequente, enquanto que alimentos nutritivos como hortaliças, fruta, leguminosas, peixe, cereais integrais e água são geralmente esquecidos. Para além disso, as porções alimentares são, muitas vezes, superiores às necessidades nutricionais.
Tudo isto aliado ao padrão sedentário da maioria destas pessoas, não é de admirar que a prevalência de doenças como o excesso de peso/obesidade, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, distúrbios hormonais e cancro seja elevada em São Jorge.
O meu objectivo é ajudar a melhorar os hábitos alimentares da população local. Nesse sentido criei este blog onde vou partilhar informações relacionadas com alimentação, exercício físico e saúde em geral.
Um pouco da minha história
Como enveredei pela área da nutrição e porque? Como surgiu este gosto pela alimentação e exercício físico?
Na verdade, nem sempre tive interesse em fazer uma alimentação cuidada ou praticar desporto. Inclusive, durante a adolescência, tive problemas com o peso. Devido a maus hábitos alimentares e inactividade física, aumentei muito de peso durante a adolescência, atingindo 80 Kg com 14 anos (peso considerado excessivo tendo em conta a minha altura e idade).
Consumia frequentemente doces, sumos/refrigerantes e fritos, as porções alimentares não estavam ajustadas à minha idade, o consumo de hortaliça/legumes, fruta e água era escasso e os meus tempos livres eram passados em frente à televisão.
Tudo isto, aliado à falta de conhecimento e à crença popular que uma criança com excesso de peso não é um problema pois "ainda vai crescer", é fácil perceber como aumentei tantos quilos.
Como criança obesa, fui alvo de brincadeiras, comentários e situações que afectaram profundamente a minha auto-estima, confiança e segurança, contribuindo para um período de depressão e ansiedade que ainda hoje me afecta.
Cansado da minha imagem corporal, decidi mudar e perder peso. Contudo, não procurei ajuda profissional e alterei a minha alimentação conforme pensava ser o mais correcto. Perdi muito peso de facto (20 Kg em 6 meses), mas acabei por desenvolver outros problemas.
O que aconteceu então? Comia muito pouco e a variedade de alimentos era curta, enganava a minha família para saltar refeições e fazia exercício físico diariamente e com alguma intensidade. Com isto, perdi peso à custa de gordura mas também de muita massa muscular, a minha pele ficou bastante flácida e os meus problemas psicológicos agravaram-se.
Tudo isto poderia ter atingido proporções mais grave, (mesmo estando já magro, considerava-me gordo, continuava a detestar o meu corpo e, sem saber, estava no limiar de uma doença conhecida como anorexia nervosa) mas, ao aperceberem-se da situação, os meus pais e médico de família ajudaram-me a recuperar e a evitar o pior.
Chegou a altura de ir para a faculdade! Não tinha a mínima ideia do que gostaria de estudar e na minha folha de candidatura constavam cursos como enfermagem, psicologia, fisioterapia e dietética. Fiquei colocado na Escola de Tecnologias da Saúde de Lisboa em Dietética, na qual estudei durante 5 anos. A partir daí, à medida que ia adquirindo conhecimentos nesta área, fui alterando e melhorando a minha alimentação.
Durante e após a faculdade o interesse pela alimentação e pelo desporto cresceu e descobri o poder destas duas valências na nossa saúde em geral. A prova disso é que, com 33 anos sinto-me melhor física e mentalmente do que quando tinha 20, muito devido a uma alimentação cuidada e à prática regular de exercício físico.
Acredito que não nos devemos nos acomodar com a nossa condição física (e mental) e que podemos fazer muito para melhorar.
A ciência da nutrição está em constante mutação, o que hoje é dado como certo, no futuro poderá não o ser! Isto exige uma actualização constante dos profissionais desta área e espero ser uma ajuda na transmissão desses conhecimentos.
Um agradecimento muito especial à minha família! Vocês são os pilares da minha vida.