Sabe ler um rótulo alimentar?
- Bruno Silva
- 9 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

Deixo aqui algumas dicas de como interpretar um rótulo alimentar.
A lista de ingredientes indica todos os ingredientes que constam no produto alimentar.
Os ingredientes estão organizados por ordem decrescente, ou seja, do que existe em maior quantidade para o que existe em menor quantidade (por exemplo, se os primeiros ingredientes da lista forem açúcares e/ou gorduras, provavelmente o produto alimentar não será saudável).
É na lista de ingredientes que vamos verificar a presença de açúcares adicionados, gorduras de má qualidade, ingredientes alergenios, sal e aditivos alimentares.
Existem vários nomes que correspondem a fontes de açúcares: frutose, sacarose, glicose, dextrose, dextrinomaltose, xarope de milho, xarope de arroz, mel, açúcar mascavado. Se o ingrediente terminar com “ose” ou começar com a palavra “xarope” quer dizer que se trata de um açúcar adicionado
Alguns alimentos podem conter açúcares naturalmente presentes tais como o leite e iogurtes (lactose), fruta e alimentos elaborados ou que contenham fruta (açúcares naturalmente presentes na fruta). Para determinar se o alimento contem ou não açúcares adicionados, é necessário ler lista de ingredientes e verificar a existência dos nomes acima mencionados.
Devemos evitar alimentos com gorduras trans, hidrogenadas ou parcialmente hidrogenadas, pelo seu efeito negativo no colesterol sanguíneo e, consequentemente, saúde cardiovascular.
O consumo de sódio em excesso está associado ao aumento da pressão arterial e outros problemas de saúde. Ingredientes como sal, NaCl, glutamato monosodico, propionato de sódio, hidróxido de sódio, bicarbonato de sódio, fosfato dissodico, são fontes de sódio.
A declaração nutricional, indica-nos a quantidade de energia/calorias (geralmente utiliza-se a unidade em Kcal para a quantidade de energia fornecida) e nutrientes por 100g ou por porção de produto alimentar. Para comparar e avaliar nutricionalmente os alimentos, utilize a informação por 100g do produto em questão.
Especial atenção à quantidade de hidratos de carbono dos quais açúcares, à gordura total, à gordura saturada e ao sal, cujo o consumo em excesso está associado a diversos problemas de saúde.
Vejam o descodifcador de rótulos que apresento nas fotos abaixo (podem ser descarregados no blog “nutrimento” ou encontrado nos centros de saúde da Calheta e de Velas em papel).
Podem comparar com os rótulos dos alimentos ou bebidas que vão adquirir. Optem pelos alimentos com nutrientes maioritariamente “verdes” e evitem os com nutrientes “vermelhos”


Comentários